Torcedores do Valencia são condenados a oito meses de prisão por racismo contra Vini Jr.

Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão, nesta segunda-feira (10), por proferirem insultos racistas contra Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid. Esta é a primeira condenação desse tipo na Espanha.

Considerados culpados por crime contra a integridade moral com circunstâncias agravantes de discriminação racial, a pena total foi de 12 meses, reduzida para oito devido ao período de detenção durante a investigação. Além da prisão, os condenados estão proibidos de frequentar estádios de futebol espanhóis por dois anos, anteriormente previstos para três anos.

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar, de que LaLiga vai identificá-los, denunciá-los e lá terão consequências criminais para eles”, disse o presidente de LaLiga, Javier Tebas.

O Real Madrid também se pronunciou sobre a decisão da Justiça espanhola e ressaltou em nota que vai continuar a “trabalhar para proteger os valores do clube e erradicar qualquer comportamento racista do futebol e do esporte”.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução