Com apoio do BNDES, transporte público de Curitiba terá foco em elétricos e emissão zero

Por Igor Serrano

Com a crescente do mercado de automóveis elétricos no Brasil, a marca sueca Volvo trouxe, em agosto, para Curitiba (PR) o seu modelo de ônibus BZL para período de testes, em parceria com a Prefeitura local. 

Mais recentemente, o planejamento focado no transporte público sustentável da capital paranaense, voltou a ser destaque, em 27 de outubro, com a notícia da assinatura de contrato entre Urbanização de Curitiba S.A (URBS, sociedade de economia mista ligada à administração municipal) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nele objetiva-se redesenhar as linhas de ônibus da cidade, aumentando a eficiência energética do sistema e visando a gradual descarbonização da frota. A meta é alcançar um percentual de 33% de ônibus elétricos até 2030 e 100% até 2050, zerando emissões de CO2.  

Além disso, outro enfoque do acordo celebrado é ampliar o número de passageiros que utilizam transporte coletivo, diminuindo o uso do transporte individual motorizado, já que, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o transporte público responde atualmente por apenas 25% das locomoções na cidade. A intenção é de que até 2050, os deslocamentos em transporte coletivo e mobilidade ativa (bicicleta ou caminhada) atinjam 85%. 

Foto: Reprodução 

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