Cet-Rio divulga esquema de interdições para implosão da antiga Gama Filho

Por Igor Serrano

A Prefeitura do Rio realizará no próximo domingo (5/11), às 7h, a implosão de quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, localizado no bairro de Piedade, na Zona Norte. Em ruínas, desde 2014, o antigo campus será transformado no Parque Piedade, em área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. 

Para a realização da implosão, foi divulgado procedimento especial. Será necessário seguir o rito de cinco toques de sirenes. O primeiro, às 6h30, determinará o bloqueio total das vias (pessoas e veículos). O segundo, às 6h50, significa a confirmação da inspeção final da área evacuada. O terceiro toque, às 6h55, será o chamado toque de atenção. A implosão ocorrerá às 7h, antes disso, o quarto toque da sirene irá soar. Por fim, até 7h30, o último toque da sirene representa a liberação da área, após a realização da checagem por técnicos e engenheiros. 

Além disso, um raio de 150 metros do local precisará ser isolado. Uma hora antes da implosão, todas as pessoas precisarão deixar o perímetro de 150m do entorno. E por isso, a partir das 6h, serão bloqueadas ao trânsito de veículos as seguintes vias: 

– Rua Manoel Vitorino, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Euzébio de Matos (Praça dos Garis) e a Rua da Capela; 

– Rua Goiás, no sentido Méier, entre a Rua Bernardino de Campos e a Rua Angelina; 

– Rua Goiás, no sentido Cascadura, entre a Rua Silvana e a Rua João Pinheiro; 

– Rua Silvana, no trecho entre a Rua José Domingues e a Rua Goiás; 

– Rua Martins Costa; 

– Rua da Capela; 

– Rua Dr. Luiz Masson; 

– Rua Viana Júnior; 

– Rua Xavier dos Pássaros, no trecho entre a Rua Assis Carneiro e nº 100. 

 

Também às 6h, serão feitas as seguintes alterações na circulação: 

– A Rua Silvana, terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua José Domingues e a Rua Mário Carpenter, funcionando no sentido da primeira para a segunda, durante o período em que a Rua Goiás estiver interditada; 

– A Rua Leopoldina terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua Mário Carpenter e a Rua João Pinheiro, e funcionará em mão dupla no trecho entre a Rua João Pinheiro e a Rua Bernardino de Campos, durante o período em que a Rua Goiás estiver interditada. 

 

Rotas de desvio 

– Os veículos que seguiriam em direção à Cascadura pela Rua Manoel Vitorino, poderão utilizar a rota pela Rua Clarimundo de Melo e Rua Assis Carneiro para acessar a Rua Elias da Silva; 

– Os veículos que seguiriam em direção ao Méier pela Rua Goiás, poderão utilizar a rota pela Rua Bernardino de Campos, Av. Dom Helder Câmara, Rua Ferreira Sampaio e Rua Angelina, onde poderão retornar a Rua Goiás; 

– Os veículos que seguiriam em direção à Cascadura pela Rua Goiás, poderão utilizar a rota pela Rua Silvana (que estará com trecho invertido), Rua Leopoldina e Rua João Pinheiro, onde poderão retornar à Rua Goiás sentido Cascadura. 

  

Rotas alternativas 

Para aqueles que puderem adotar rotas alternativas em seus deslocamentos, as recomendações são as seguintes: 

– Para a ligação Cascadura – Centro, utilizar a Av. Dom Helder Câmara; 

– Para a ligação Méier – Cascadura, utilizar a rota pela Rua Clarimundo de Melo e Padre Telêmaco. 

 

Proibição de estacionamento 

Por conta de medidas de segurança, será proibido o estacionamento em trechos de ruas no entorno imediato de onde ocorrerão as implosões, a partir das 22h de sábado (4/11), nas seguintes vias: 

– Rua Manoel Vitorino; 

– Rua Xavier dos Pássaros; 

– Rua da Capela; 

– Rua Martins Costa; 

– Rua Dr. Luiz Masson. 

Foto: Reprodução 

#zonanorte #Prefeitura #CetRio #GamaFilho

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.