Beyfortus: remédio para prevenir vírus sincicial em bebês é aprovado pela Anvisa

O Beyfortus (nirsevimabe) é um anticorpo monoclonal aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR). Entende-se por anticorpo monoclonal ser uma proteína produzida de maneira artificial, ou seja, em laboratório que reproduz a capacidade do sistema imunológico de combater vírus. 

No Brasil, o fármaco ainda não possui data para começar a ser comercializado. De acordo com a Anvisa, Beyfortus será ofertado para recém-nascidos e bebês lactentes em forma de uma solução injetável. O medicamento age inibindo a etapa e fusão célula a célula, impedindo a proliferação viral. 

Poderão ainda ter acesso ao medicamento: bebês prematuros com problemas pulmonares, com doenças cardíacas graves, fibrose cística, problemas neuromusculares, problemas nas vias aéreas e bebês imunocomprometidos ou com síndrome de Down. 

 O vírus sincicial é um patógeno respiratório que causa sintomas semelhantes aos de um resfriado, como tosse, espirros e coriza. É considerado uma condição leve para a maioria das pessoas, entretanto pode ser grave em bebês e idosos.  

Foto: Reprodução/ criarconsentidocomun 

#bebes #VSR #novoremedio #saudeinfantil #Anvisa 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.