Dilma cutuca Trump durante Brics e critica uso de tarifas como subordinação política

Durante a abertura da reunião anual do Banco do Brics nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, afirmou que tarifas, sanções, restrições financeiras vêm sendo usadas como ferramenta de subordinação política. A declaração foi feita diante de autoridades brasileiras e internacionais e foi interpretada como uma crítica indireta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por impor tarifas unilaterais a outros países.
A fala ocorreu no discurso de abertura da 10ª reunião do conselho do NDB, que reuniu representantes do governo, empresários e membros da sociedade civil. O evento tem como objetivo discutir formas de financiamento para o desenvolvimento sustentável de países do Sul Global, além de temas como ciência, tecnologia e o uso de moedas locais em investimentos. Também participaram o presidente Lula, ministros e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Tarifas, sanções e restrições financeiras estão sendo usadas como ferramenta de subordinação política,” afirmou Dilma, ao criticar o avanço de medidas unilaterais e o recuo do multilateralismo.
Para ela, o cenário global atual reforça a imoportância de fortalecer a cooperação entre os países do Brics e buscar novas soluções financeiras que não dependam exclusivamente de estruturas tradicionais de poder.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet – Metrópoles