Cartão Jaé passa ser obrigatório para gratuidades no transporte do Rio a partir desse sábado (5)

Passageiros que têm direito à gratuidade têm até sexta-feira (4), para se acostumar ao uso do cartão Jaé nos meios de transporte municipais do Rio. A partir de sábado, será necessário apresentar o novo cartão para embarcar em ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. Quem ainda não pediu o Jaé deve se dirigir a um posto de atendimento da prefeitura, em alguns locais, o cartão é disponibilizado imediatamente.
Para diminuir as filas e os problemas das semanas anteriores, a prefeitura aumentou a capacidade dos postos e estabeleceu novos locais de atendimento. Em resposta à solicitação, a Secretaria Municipal de Transportes não forneceu informações atualizadas sobre a quantidade de cartões emitidos até esta quarta-feira, nem sobre o número restante, conforme o cadastro disponível.
Na semana passada, a secretária Maína Celidonio afirmou que 2,4 milhões de cadastros já haviam sido realizados, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos. Cerca de 440 mil passageiros estavam utilizando o Jaé por dia. Segundo ela, a maior parte da demanda vinha de idosos em busca da retirada do cartão.
Além dessas unidades, outros 12 postos também recebem o público de segunda a sábado, das 7h às 19h, sendo apenas um, na sede da Prefeitura, na Cidade Nova, com agenda diferenciada, com portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira a lista atualizada dos postos do cartão Jaé:
Super Postos de Atendimento
- Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Demais Postos de Atendimento
- Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
- Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.
- Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
- Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
5 de julho (sábado)
Todas as gratuidades passam a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. A partir dessa data, o Riocard deixará de ser aceito para esse público nos modais municipais.
- maiores de 65 anos moradores, os cartões físicos podem ser recebidos em casa, de forma gratuita, com solicitação via aplicativo
- PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio, unidade de saúde da SMS cadastra o beneficiário, pode ser retirado em uma das lojas, de forma gratuita, ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95
- estudantes da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio; universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas; Programa Universidade para Todos de instituições de ensino superior localizados na cidade do Rio
- alunos universitários de baixa renda
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo