Deputados rejeitam fim da escala 6×1 e apoiam isenção do Imposto de Renda

Levantamento realizado pela Genial/Quaest entre 7 de maio e 30 de junho, com 203 deputados federais, mostra que 70% dos parlamentares são contra o fim da jornada de trabalho 6×1, enquanto 88% apoiam o aumento de faixa de isenção do Imposto de Renda. A pesquisa reflete o que pensam os congressistas sobre pautas importantes que estão em discussão no Legislativo neste momento.
O resultado revela resistência ao projeto que busca dar mais descanso ao trabalhador, mesmo com o apoio público do presidente Lula. Por outro lado, a proposta de isentar do IR quem ganha até R$ 5 mil, principal bandeira econômica do governo neste ano, tem ampla aceitação. O movimento do Planalto busca mostrar compromisso com a classe trabalhadora, mas encontra barreiras dentro do Congresso.
“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse Lula durante pronunciamento no Dia do Trabalho.
Ainda assim, sem articulação política consolidada e com a maioria contrária, a pauta segue travada na Câmara. Já a proposta de taxar super-ricos tem apoio de apenas 44% dos deputados, mostrando que o embate entre interesses econômicos e sociais deve seguir no centro do debate político.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Saulo Cruz – Agência Senado