Estado do RJ registra mais de 30 mil celulares roubados ou furtados em 2025

O Estado do Rio de Janeiro registrou, entre janeiro e maio de 2025, mais de 30 mil casos de roubo ou furto de celulares, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Foram 10.879 roubos e 19.257 furtos nesse período, o que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os crimes aconteceram em diferentes regiões do estado e fizeram com que a Polícia Civil montasse uma operação para tentar rastrear os aparelhos e conter a receptação.
O número de roubos de celulares é o mais alto desde 2019. Já os furtos atingiram o maior nível desde o início da série histórica, iniciada em 2003. Com isso, o total de ocorrências envolvendo celulares nunca foi tão alto em um único período de cinco meses. As regiões mais afetadas incluem bairros como Duque de Caxias, Praça da Bandeira, Centro do Rio, Copacabana e Madureira.
Para tentar conter o avanço desses crimes, a Polícia Civil lançou a Operação Rastreio. No fim de junho, cerca de três mil pessoas que estavam com celulares identificados como roubados receberam notificações para entregar os aparelhos em delegacias. O objetivo é evitar que usuários respondam por receptação, mas o número de devoluções ainda não foi divulgado.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Agência O Globo