Governador do RJ anuncia construção de muro na Linha Vermelha
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL-RJ), anunciou, na noite desta quarta-feira (09), a construção de um muro nas laterais da Linha Vermelha. Ele terá 30 centímetros de espessura, será blindado e vai margear o trecho que vai da Ilha do Governador até o acesso à Rodovia Presidente Dutra, já na Baixada Fluminense.
De acordo com Castro, a intenção é impedir que balas perdidas cheguem até a via, garantindo a segurança de quem por ali passa.
Especialistas avaliam como ineficaz para a segurança da população a construção do muro. Na análise do antropólogo e professor do Departamento de Segurança da Universidade Federal Fluminense, Lenin Pires, a iniciativa não vai efetivamente proteger cidadãos que passam pela via. Além disso, a população que mora nos arredores da via, não terão essa proteção.
“É uma medida paliativa e vai gerar um gasto significativo do Governo do Estado, material blindado é extremamente caro, e que não terá a manutenção devida. Poderá ser subtraída pelos criminosos porque não terá vigilância. Acho a medida pouco efetiva e só corrobora para a pouca inteligência em curso na área da segurança do Estado.”
As obras no trecho vão custar cerca de R$70 milhões. As intervenções também vão contar com identificação facial, bases com ambulâncias, iluminações em LED nas laterais das vias e câmeras de monitoramento.
Foto: Reprodução/Gustavo Miranda