Bienal do Livro Rio distribui 2,5 mil livros em trens do MetrôRio na ação ‘Embarque na Leitura’

Passageiros do MetrôRio foram surpreendidos nesta terça-feira (20) com uma ação cultural que transformou a rotina de quem circulava pelas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”, promovido pela Bienal do Livro Rio em parceria com o MetrôRio, distribuiu gratuitamente 2,5 mil livros dentro dos trens, incentivando o hábito da leitura durante os trajetos.

A iniciativa contou com exemplares cedidos por dezenas de editoras, a partir de uma mobilização do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da GL events Exhibitions – organizadores da Bienal. Os livros, voltados para leitores de todas as idades, incluíam títulos de aventura, romance, ficção e clássicos da literatura.

Segundo Dante Cid, presidente do SNEL, o projeto reforça o compromisso do setor editorial com a democratização do acesso à leitura. “A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social e ações como essa valorizam a cultura e aproximam os livros das pessoas”, destacou.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, ressaltou que a iniciativa é parte do movimento da Bienal do Livro Rio 2025 de integrar a leitura ao cotidiano. “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que a leitura pode trazer leveza e encantamento às nossas jornadas diárias”, afirmou.

Para o MetrôRio, a ação reforça o papel do transporte como espaço de transformação. “É uma forma de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco”, afirmou Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing da concessionária.

Participaram da ação editoras como Companhia das Letras, Intrínseca, Rocco, Darkside, Sextante, HarperCollins, Alta Books, Planeta, VR Editora, entre muitas outras.

A campanha integra a contagem regressiva para a Bienal do Livro Rio 2025, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Com a promessa de ser a maior edição da história, o evento terá o inédito conceito de Book Park – um parque literário com experiências imersivas e interativas, mantendo o livro como protagonista. Estão previstas mais de 200 horas de conteúdo e a presença de mais de 300 autores nacionais e internacionais.

 

Foto: Divulgação/MetrôRio