Valencia contesta cena de racismo por ‘deturpar fatos’ em documentário de Vini Jr. e exige retratação

O Valencia exigiu publicamente nesta segunda-feira (19) que a produtora responsável pelo documentário de Vinícius Jr. corrija uma cena que, segundo o clube, deturpa os fatos ocorridos no Estádio Mestalla em maio de 2023. O clube afirma que, na gravação, gritos racistas foram atribuídos de forma generalizada à torcida, enquanto sustenta que os cânticos foram “tonto, tonto” (bobo, em espanhol), e não “mono” (macaco).

A cena em questão exibe imagens da torcida durante a partida contra o Real Madrid, em que Vinicius Jr. foi alvo de insultos racistas. À época, Vini Jr. apontou torcedores que imitavam sons de macaco, o que levou à paralisação da partida e, posteriormente, à expulsão do jogador após um desentendimento em campo.

Mesmo após o Valencia anunciar que baniria os autores dos insultos, o clube criticou Vinicius e o técnico Carlo Ancelotti por, supostamente, generalizarem as acusações à torcida inteira. A relação entre Vini Jr. e a cidade de Valência se deteriorou desde então.

Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão, além da proibição de frequentar estádios por dois anos, pelos insultos racistas contra o brasileiro.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução