Morre Dona Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da Princesa Isabel, aos 74 anos

Dona Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da Princesa Isabel e trineta do imperador Dom Pedro II, faleceu nesta quinta-feira (15), aos 74 anos, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Ela estava internada no Hospital da Unimed, recuperando-se de uma cirurgia abdominal, e sofreu uma parada cardiorrespiratória. O velório está marcado para este sábado (17), na funerária Oswaldo Cruz, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal da cidade.
Nascida em Petrópolis, Dona Cristina era filha de Dom Pedro Gastão e irmã de Francisco de Orleans e Bragança. Casada com Antônio Marinho, teve duas filhas e um neto. Formada em biologia pela UFRJ, estava aposentada e residia no distrito de Itaipava. Assim como o pai, era apaixonada por cavalos e aprendeu a montar ainda jovem. Pertencia ao ramo de Petrópolis da Casa de Bragança, distinto do ramo de Vassouras, ao qual pertence Dom Bertrand, atual chefe da Casa Imperial do Brasil.
O perfil Von Regim, ligado à promoção da monarquia nas redes sociais, lamentou o falecimento e destacou a discrição e o comprometimento de Dona Cristina com os valores da tradição. A Casa Imperial no Brasil mantém viva a memória do período monárquico, assim como ocorre em países como Itália, França e Rússia, onde movimentos similares zelam pela preservação de seus legados históricos e simbólicos.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução