EUA aprova primeiro papanicolau caseiro para ampliar prevenção do câncer de colo do útero

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou nesta sexta-feira (16) o primeiro exame de papanicolau que pode ser realizado em casa. O objetivo é ampliar o acesso à prevenção do câncer de colo do útero, especialmente entre mulheres que enfrentam dificuldades para realizar o exame tradicional.
O dispositivo, desenvolvido pela empresa Teal Health, é semelhante a um cotonete e vem com instruções detalhadas. Ele é enviado pelo correio após uma consulta de telemedicina. Estudos apontaram que o autoexame tem eficácia comparável ao feito em consultório e maior aceitação entre as pacientes, que relatam sentir-se mais dispostas a manter os exames em dia.
A novidade busca atender principalmente mulheres que deixam de fazer o papanicolau por vergonha, falta de tempo ou dificuldade de acesso a serviços de saúde. Nos Estados Unidos, cerca de 13 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer de colo do útero, e 30% dos casos resultam em morte.
O novo exame será inicialmente distribuído na Califórnia e, depois, expandido para outros estados. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou recentemente a oferecer um novo teste molecular capaz de detectar o DNA do HPV, principal causador da doença. No entanto, ainda não há previsão para a chegada da versão caseira ao país.
Por: João Pena
Foto: Divulgação / Teal Health