Brasil no Oscar 2023
Curta-metragem ‘Sideral’ e documentário ‘Território’ estão entre os que podem ser indicados.
Eles estão entre os pré-selecionados pela Academia de Hollywood para o Oscar 2023. A lista final de indicados será divulgada nesta terça-feira (24).
Eles estão em listas com 15 filmes em cada categoria. Delas sairão os cinco indicados. A cerimônia está prevista para 12 de março.
O documentário “O Território” conta a história de indígenas brasileiros Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. A direção é do norte-americano Alex Pritz. É uma coprodução entre EUA, Brasil e Dinamarca. A maior parte das filmagens aconteceu em Rondônia, com participação de cineastas locais.
“Sideral” é uma ficção que acontece no futuro,. O enredo gira em torno do lançamento do primeiro foguete brasileiro tripulado na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de uma família.
O brasileiro Carlos Segundo assina a direção. Ele foi filmado nas cidades de cidades de Natal, Ceará-Mirim (CE) e Parnamirim (RN). A película concorreu à Palma de Ouro, em Cannes, em 2021, e foi exibido no festival – o primeiro filme potiguar a conseguir esse feito.
Foto Divulgação Território