Jornalista brasileira faz leitura da Oração Universal em missa de abertura do Conclave

A jornalista gaúcha Andressa Collet entrou para a história nesta quarta-feira (7) ao ser escolhida para ler a Oração Universal durante a missa que marcou a abertura do conclave no Vaticano. Radicada em Roma, Andressa participou da celebração na Basílica de São Pedro como representante do Brasil, tornando-se uma das vozes femininas a ganhar destaque em um dos momentos mais simbólicos da Igreja Católica.
Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Andressa vive na Itália há mais de dez anos com o marido e os filhos. Ela atua como jornalista especializada em assuntos religiosos, com colaborações para o Vatican News, o canal oficial de comunicação da Santa Sé.
Pelas redes sociais, onde compartilha bastidores da vida no Vaticano e reflexões sobre espiritualidade, a jornalista celebrou o momento como um marco em sua trajetória pessoal e profissional.
“Foi um papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior”, disse Andressa ao recordar momentos com o papa falecido.
Em 2024, ela participou de um encontro privado entre o papa Francisco e brasileiros no Vaticano, onde levou consigo uma bandeira do Brasil. A cena foi registrada por outros participantes e repercutiu entre católicos e jornalistas religiosos.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução/Vatican News