Câmara analisa nesta terça (6) mudanças que flexibilizam posse e porte de armas no Brasil

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados se reúnem nesta terça-feira (6) para analisar três propostas que flexibilizam as regras para posse e porte de armas no país. Entre as mudanças está a liberação de armas para maiores de 20 anos em áreas rurais.
Um dos projetos vai contra a portaria do Exército, que reduziu de seis para quatro o número de armas que policiais militares e bombeiros podem comprar. O autor, deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), alega que a restrição compromete a segurança desses profissionais.
Outra proposta quer derrubar a exigência de avaliação psicológica a cada três anos para a renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo por policiais civis e penais. Segundo o deputado Marcos Pollon (PL-MS), não há embasamento técnico para a frequência exigida.
O terceiro projeto altera o Estatuto do Desarmamento, permitindo que maiores de 20 anos em áreas rurais possam portar armas de uso permitido para garantir sua subsistência. Hoje, a idade mínima é 25 anos.
Por: André Zamora
Foto: Câmara dos Deputados