STF julga nesta terça (6) o ‘núcleo da desinformação’ ligado à tentativa de golpe de 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta terça-feira (6) o “núcleo 4” da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a PGR, o grupo apoiava ações golpistas, como a manutenção de manifestações em frente ao QG do Exército, em Brasília.

A Primeira Turma da Corte, composta por cinco ministros, decidirá se aceita a denúncia contra sete acusados, o que pode torná-los réus por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os denunciados são: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Reginaldo Vieira de Abreu.

Estão previstas três sessões: duas nesta terça-feira, de manhã e à tarde, e outra na quarta (7), se necessário. A Turma é composta por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução