Carnaval 2026: Imperatriz Leopoldinense vai contar a vida de Ney Matogrosso com o enredo ‘Camaleônico’

A Imperatriz Leopoldinense anunciou que homenageará Ney Matogrosso no Carnaval 2026 com o enredo “Camaleônico”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira. A proposta celebra a trajetória, a obra e a potência performática de um dos maiores ícones da cultura brasileira.
Dono de uma carreira marcada pela ousadia estética e pela pluralidade musical, Ney Matogrosso será exaltado na Marquês de Sapucaí como símbolo da liberdade artística e da multiplicidade dos “Brasis” que compõem o país. O carnavalesco afirma que o artista, conhecido por sua presença cênica e visual transformadora, representa um personagem mutante, “um fauno camaleônico e carnavalesco” que desafia classificações.
“Ele é bandido, bandoleiro e cigano. Uma boneca cobiçada, um Homem com H, aventureiro e inclassificável”, destaca Leandro Vieira, que parte para seu quarto desfile consecutivo na escola de Ramos.
Com quase cinco décadas de trajetória, Ney Matogrosso já foi tema de peças, biografias, documentários e, recentemente, do longa Homem com H, lançado em maio, com interpretação de Jesuíta Barbosa. Agora, terá sua arte transportada para o universo do samba.
A entrega da sinopse do enredo aos compositores será realizada no dia 27 de maio, na quadra da Imperatriz Leopoldinense (Rua Professor Lacé, 235 – Ramos), onde Leandro Vieira apresentará oficialmente os detalhes do enredo.
A Imperatriz Leopoldinense será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro de 2026, na Marquês de Sapucaí.
Foto: Divulgação