Prefeitura prepara esquema especial para proteger crianças no show de Lady Gaga em Copacabana

Músicas animadas, coreografias detalhadas e vestimentas extravagantes. Lady Gaga atrai um público variado e de várias faixas etárias. No sábado, ela se apresenta na Praia de Copacabana. Ela já se encontra na cidade. A previsão da Prefeitura do Rio é que 1,6 milhão de pessoas participem. O espetáculo aberto e sem custo vai atrair também crianças e jovens, o que requer atenção em meio à multidão. Uma das medidas fundamentais é reconhecê-los. Assim como em outras ocasiões, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai disponibilizar pulseiras de identificação para simplificar o reencontro dos menores com seus responsáveis em situações de separação ou emergência. Nela, estarão registrados o nome da criança e o número de telefone de um familiar.
As estações do metrô Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos serão os pontos de identificação. O modal é o mais indicado para chegar e sair de Copacabana, e deve atrair o maior número de passageiros. Equipes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) também terão para distribuir à população pulseiras de identificação para o público infantil.
Equipes técnicas estarão mobilizadas em toda a área do evento para atuar em situações de vulnerabilidade social, garantindo apoio e encaminhamentos adequados sempre que necessário. A SMAS também vai promover campanhas de enfrentamento à violência sexual e de erradicação do trabalho infantil, com distribuição de material educativo.
Com expectativa de atrair uma grande multidão, a GM-Rio tem dicas de segurança para quem vai levar crianças e adolescentes ao evento. São elas:
- Identificá-los com nome e telefone do responsável e não se descuidar dos menores, pois, em questão de segundos, podem ser perder.
- Sempre buscar pontos fixos quando for orientar a criança quanto à localização.
- Orientar as crianças a sempre procurar um agente de segurança no local, caso se percam. Pode ser guarda municipal, bombeiro, policial militar. Neste show, haverá reforço de equipes no bairro, com mais de 5 mil agentes.
- Caso haja mais de um responsável, se a criança se perder, um deve procurar imediatamente as equipes da Guarda Municipal ou outros agentes de segurança e passar a descrição física e vestimentas, enquanto a outra pessoa busca a criança.
- Caso os agentes desconfiem de negligência, os responsáveis podem ser conduzidos às autoridades policiais.
A SMAS terá um espaço de convivência na Escola Municipal Doutor Cícero Penna, em Copacabana, que vai funcionar no sábado, das 17h à 1h, para filhos de ambulantes que estiverem trabalhando no evento. Assistentes sociais e educadores estarão no local para garantir o bem-estar das crianças, oferecendo atividades e alimentação, informa a secretaria.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução