STF restabelece prisão preventiva de Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do RJ

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) restabeleceu, nesta quinta-feira (1º), a prisão preventiva de Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, acusado de integrar organização criminosa ligada ao jogo do bicho. Turnowski havia deixado a cadeia em 2022 após decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que impôs medidas cautelares.
O Ministério Público Federal recorreu, e o STF analisou o caso em sessão virtual encerrada em 29 de abril. Kassio e Dias Toffoli votaram pela manutenção da liberdade, mas foram vencidos por Edson Fachin, Gilmar Mendes e André Mendonça, que decidiram pelo retorno à prisão.
Turnowski comandou a Polícia Civil entre 2010 e 2011 e retornou ao cargo em 2020, já como secretário de Estado. Ele sempre negou envolvimento em irregularidades. Em 2022, foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu.
A defesa afirmou que irá recorrer com embargos de declaração e novo habeas corpus, alegando que o processo está parado há quase um ano e que todas as medidas cautelares foram cumpridas. O caso corre em segredo de Justiça no STF.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução