O feriado de 1º de Maio e o fim de semana prolongado terão condições climáticas contrastantes pelo Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto o Sul do país terá tempo seco e frio, o Norte, Nordeste e partes do Sudeste devem registrar fortes chuvas.

Na Região Norte, os maiores volumes — acima de 60 mm — são esperados no norte de Roraima, Amapá e centro-oeste do Amazonas, influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já no Tocantins e sul de Rondônia, a chuva será mais fraca.

No Nordeste, a instabilidade se concentra no norte do Maranhão e litoral da Bahia. Nas demais áreas, especialmente no semiárido, o tempo será seco, com baixa umidade do ar.

No Centro-Oeste, há previsão de pancadas isoladas em Mato Grosso e norte de Goiás, com acumulados acima de 40 mm. Já no sul de Mato Grosso do Sul, o tempo seco predomina, com queda nas temperaturas mínimas por conta de uma massa de ar frio.

O Sudeste começa instável, com chuvas entre 30 mm e 50 mm no centro de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, os volumes podem superar 60 mm. No entanto, a tendência é de redução das chuvas a partir do dia 1º.

No Sul, o tempo será firme, exceto no norte do Paraná, que pode ter chuva acima de 20 mm. As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 14°C, com possibilidade de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

No Rio de Janeiro, onde Lady Gaga se apresenta no sábado (3) na Praia de Copacabana, a previsão é de sol e temperaturas agradáveis entre 22°C e 23°C durante a noite.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: