PIB dos EUA recua 0,3% no 1º trimestre e frustra mercado; tarifas de Trump já impactam economia

A economia dos Estados Unidos encolheu 0,3% no primeiro trimestre de 2025, na taxa anualizada, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Escritório de Análise Econômica (BEA). O resultado frustrou as expectativas de analistas, que previam retração de 0,2%, e representa a primeira queda do PIB desde o início de 2022.

A retração foi puxada pelo aumento expressivo das importações e pela redução nos gastos do governo. As importações subiram a uma taxa anualizada de 41,3%, o maior salto em quase cinco anos. Segundo o BEA, isso se deve, em parte, à corrida de empresas para antecipar compras do exterior diante das novas tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump. “As intenções de dar uma guinada na política de comércio exterior dos EUA desorganizou o dia a dia das empresas”, destacou o órgão.

Em abril, Trump anunciou tarifas mínimas de 10% para todos os países, afetando inclusive aliados como Brasil, México e Canadá. Para a China, as taxas subiram para 145%. O tarifaço foi suspenso por 90 dias, mas já havia provocado forte impacto no comércio. O déficit comercial dos EUA saltou 9,6% em março, alcançando US$ 162 bilhões.

Apesar da retração, houve alta nos investimentos, exportações e consumo das famílias, embora em ritmo menor: os gastos dos consumidores subiram 1,8%, abaixo dos 4,0% registrados no último trimestre de 2024.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Arquivo Portal Onbus