Menino de 9 anos salva irmã engasgada com manobra de Heimlich em Manaus

Um momento de desespero durante um jantar em família terminou em alívio graças à ação rápida de Benjamin Noah, de apenas 9 anos, no último domingo (27), em Manaus. O menino salvou a irmã de um ano, Isadora, que se engasgou com um pedaço de batata, aplicando corretamente a manobra de Heimlich — técnica que aprendeu há menos de dois meses no Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

O incidente aconteceu na casa da família, no bairro Novo Aleixo. A mãe, Luciane Dantas, relatou os momentos de tensão e a surpresa com a atitude do filho. “Quando a Isadora passou mal, ele disse: ‘mãe, eu sei, eu sei’. Eu estava nervosa, mas ele insistiu: ‘a senhora não pode bater nas costas dela, eu sei fazer direitinho’. Foi quando ele fez a manobra e conseguiu desengasgar a irmã”, contou emocionada.

Benjamin precisou de duas tentativas para conseguir expelir o alimento das vias respiratórias da irmã. “Na segunda tentativa eu consegui tirar a batata”, disse o garoto.

Benjamin integra o Programa Educacional Bombeiro Mirim desde fevereiro e faz parte da unidade do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA). Entre as disciplinas, as crianças recebem noções de primeiros socorros, cidadania, civismo e meio ambiente.

O pai, Felipe Araújo, também se disse orgulhoso da iniciativa do filho. “A sensação foi de alívio imediato. Ele demonstrou preparo e disposição para cuidar das irmãs. É gratificante saber que está sendo bem instruído”, afirmou.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Divulgação