Amazon lança primeiros satélites de internet para disputar mercado com Starlink

A Amazon lançou nesta segunda-feira (28) os primeiros 27 satélites do Projeto Kuiper, sua iniciativa de internet via satélite para concorrer com a Starlink, da SpaceX. A missão, chamada Kuiper Atlas 1, decolou da estação espacial de Cabo Canaveral, nos EUA, a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance. O investimento inicial do projeto é de US$ 10 bilhões.

A empresa planeja colocar 3.200 satélites em órbita terrestre baixa e iniciar a operação até o final de 2025. Apesar de ainda não divulgar o preço do serviço, a Amazon promete internet de baixo custo. O projeto marca a entrada da companhia de Jeff Bezos num mercado em rápido crescimento.

A Starlink, criada por Elon Musk, é atualmente líder do setor, com mais de 6.750 satélites em operação e cinco milhões de usuários no mundo. Além de conectar áreas remotas, a rede da SpaceX já foi usada em emergências e zonas de conflito, como na Ucrânia.

A Amazon planeja mais de 80 lançamentos futuros com empresas como Arianespace, Blue Origin e até a própria SpaceX. O aumento da quantidade de satélites em órbita, no entanto, tem gerado alertas sobre riscos de colisões e impacto nas observações espaciais.

 

Por: André Zamora

Foto: Divulgação