Liberais vencem eleições no Canadá com discurso anti-Trump e mantêm Mark Carney no poder

O Partido Liberal venceu as eleições legislativas no Canadá nesta terça-feira (29) e garantiu a permanência de Mark Carney como primeiro-ministro. A vitória foi impulsionada por uma campanha centrada no confronto com o presidente dos EUA, Donald Trump, que havia ameaçado anexar o Canadá como o “51º Estado americano”. A apuração oficial ainda não foi finalizada, mas projeções das redes CBC e CTV confirmam a vitória liberal. Resta saber se o partido formará maioria no Parlamento ou governará em minoria, como desde 2019.

Até março, os conservadores lideravam com folga, mas o cenário mudou após a imposição de tarifas por Trump. Carney, que substituiu Justin Trudeau em janeiro, adotou uma postura firme contra as ameaças americanas, o que fortaleceu sua imagem como candidato moderado e pragmático.

O líder conservador Pierre Poilievre reconheceu a derrota e prometeu trabalhar com o governo eleito. A eleição chamou atenção global pela forma como o Canadá lidou com a crise diplomática com os EUA. Líderes de países como Reino Unido, Índia e China parabenizaram Carney e manifestaram interesse em reforçar laços com Ottawa.

 

Por: André Zamora
Foto: Bloomberg