Cristo Redentor será iluminado em verde em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O monumento ao Cristo Redentor será iluminado de verde nesta segunda-feira, 28 de abril, a partir das 20h, em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A ação integra as atividades do Abril Verde, campanha de conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e é realizada pelo nono ano consecutivo por meio de parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Neste ano, a campanha Abril Verde do MPT traz o tema “Futuro sustentável no trabalho e no clima”, chamando a atenção para os impactos das mudanças climáticas na saúde dos trabalhadores e para a importância de ações que garantam a segurança e o bem-estar no ambiente de trabalho.

De acordo com a procuradora Juliane Mombelli, vice-coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, as mudanças climáticas aumentam a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.

“É fundamental buscar soluções para mitigar esses impactos e garantir condições de trabalho seguras, saudáveis, dignas e decentes”, destaca.

Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicado em 2024, 70% da força de trabalho mundial está exposta a riscos graves de saúde relacionados ao clima, como calor extremo, radiação ultravioleta, poluição do ar, eventos climáticos extremos, doenças transmitidas por vetores e exposição a agrotóxicos. Esses fatores podem levar a acidentes de trabalho, câncer, disfunções renais, doenças cardiovasculares e respiratórias, além de transtornos mentais.

As denúncias recebidas pelo MPT envolvendo exposição ocupacional ao calor somaram 817 em 2024 e 463 nos primeiros três meses de 2025. Também foram registradas, no último ano, 398 denúncias relacionadas a situações de emergência e calamidade, além de 5.380 denúncias de acidentes de trabalho em todo o país.

Para a procuradora Luciene Rezende Vasconcelos, coordenadora regional da Codemat, a prevenção é essencial. “Os princípios da prevenção e da precaução devem orientar a defesa de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, considerando também os riscos decorrentes das mudanças climáticas”, afirma.

A desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães, gestora regional do Programa Trabalho Seguro no TRT-RJ, ressalta que o trabalho seguro e sustentável deve ser uma meta contínua.

“As mudanças climáticas impactam significativamente o meio ambiente de trabalho. Conscientização, atualização das normas, fiscalização e prevenção são fundamentais para mitigar esses efeitos”, avalia.

A juíza Flavia Nóbrega, gestora de Primeiro Grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-RJ, destaca a importância da cerimônia como forma de sensibilizar a sociedade. “A iluminação do Cristo Redentor visa chamar a atenção para os impactos das mudanças climáticas no cotidiano dos trabalhadores e para a responsabilidade das empresas e da sociedade como um todo”, conclui.

Serviço:

Cerimônia e iluminação especial do Cristo Redentor
Data: 28 de abril de 2025
Horário: 20h
Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Parceria: Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

 

Foto: Divulgação