Morre Maria Nice Leite de Miranda, primeira defensora pública do Brasil

Morreu na manhã deste domingo (27) Maria Nice Leite de Miranda, aos 95 anos, a primeira mulher a assumir o cargo de defensora pública no país. Aposentada, Maria Nice estava internada desde o dia 12 de abril no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. O corpo está sendo velado no Fórum de Cantagalo, e o sepultamento está marcado para o fim da tarde desta segunda (28).

Nome central na história da Defensoria Pública brasileira, Maria Nice iniciou sua trajetória em 1958, rompendo barreiras de gênero em uma época de desigualdades. Em sua carreira, também foi a primeira corregedora da Assistência Judiciária do antigo Estado do Rio de Janeiro, exercendo o cargo entre maio de 1974 e março de 1975, até a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

A importância de Maria Nice foi destacada por Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão ao, defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, ao “g1”.

“Sua trajetória pioneira e seu compromisso com a justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações. Maria Nice foi corregedora geral e decana da Instituição por muitos anos”, afirmou.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução ADPERJ