Cardeal Mykola Bychok, de 45 anos, nomeado por papa Francisco é mais jovem a votar no conclave

O cardeal Mykola Bychok, de 45 anos, é o integrante mais jovem do Colégio de Cardeais, grupo responsável por eleger o próximo papa. Nomeado por Francisco em outubro de 2024, ele foi oficialmente proclamado cardeal em 7 de dezembro do mesmo ano, durante cerimônia no Vaticano.
Nascido em 13 de fevereiro de 1980, na Ucrânia, Bychok é atualmente bispo da Eparquia Ucraniana dos Santos Pedro e Paulo em Melbourne, na Austrália, e será um dos 135 cardeais com menos de 80 anos que poderão votar no próximo conclave.
Segundo o Vaticano, Bychok ingressou na Ordem Redentorista em 1997, com formação na Ucrânia e Polônia, onde se licenciou em Teologia Pastoral. Tornou-se sacerdote em 2005. Entre as funções que já exerceu estão: missionário na Rússia, superior de mosteiro e pároco na Ucrânia, além de ecônomo da província redentorista de Lviv. Em 2020, foi nomeado bispo na Austrália.
Embora tecnicamente qualquer homem católico apto a ser ordenado possa ser eleito papa, desde 1379 todos os pontífices têm sido escolhidos entre os cardeais. O voto, por norma, ocorre entre 15 e 20 dias após a morte do papa vigente, o que, no caso do falecimento de Francisco, indica a realização do conclave entre os dias 6 e 11 de maio.
Por: André Zamora
Foto: Wikimedia Commons