Vaticano avalia estender velório de Papa Francisco após multidões lotarem Basílica de São Pedro

Diante da grande comoção popular e do alto número de fiéis presentes em Roma, o Vaticano anunciou nesta quarta-feira (23) a possibilidade de prolongar o velório do Papa Francisco além do horário inicialmente previsto. O funeral está marcado para sábado (26), às 5h da manhã, no horário de Brasília.
Milhares de fiéis continuam a se aglomerar na Praça São Pedro, em Roma, para se despedir do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos na última segunda-feira (21).
A previsão inicial era de encerrar o acesso à meia-noite (19h no horário de Brasília) nas noites de quarta e quinta-feira, e às 20h (15h de Brasília) na sexta-feira. No entanto, as autoridades eclesiásticas admitem manter o templo aberto até mais tarde, caso a fila de fiéis siga intensa.
O funeral do Papa Francisco deve reunir chefes de Estado e líderes religiosos de todo o mundo. Entre os confirmados estão o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, Francisco assumiu o papado em 2013 e entrou para a história como o primeiro pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ele faleceu em decorrência de um AVC seguido de falência cardíaca irreversível, conforme atestado pelo médico do Vaticano, Andrea Arcangeli.
Enquanto o mundo se despede do papa que simbolizou uma nova era para o catolicismo, cardeais de diversos países já estão em Roma para o início do conclave, marcado para maio, que definirá o sucessor de Francisco no comando da Igreja.
Por: André Zamora
Foto: Wikimedia Commons