STF julga denúncia contra núcleo golpe; defesas atacam PF e pedem 1ª instância

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (22) o julgamento dos réus apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como integrantes do “núcleo 2” do suposto plano golpista envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022. As defesas dos acusados criticaram a atuação da Polícia Federal (PF) e defenderam o envio do caso para a primeira instância da Justiça.

Eduardo Nostrani, advogado do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, afirmou que seu cliente está sendo alvo de acusações sem fundamentos sólidos.

“Todo esse sofrimento que o Silvinei está passando é por mal feito da Polícia Federal e também por algumas denúncias vazias que a Polícia Federal teve como verdade e não investigou adequadamente. O Silvinei sempre atuou com dignidade e vai sair dessa muito bem, a gente confia nisso”,disse.

Vasques é acusado de coordenar operações da PRF no segundo turno das eleições de 2022 com o objetivo de dificultar o acesso de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às urnas.

Já o advogado Luiz Eduardo Kuntz, que defende Marcelo Costa Câmara, ex-assessor de Bolsonaro apontado como responsável por monitorar o ministro Alexandre de Moraes, disse esperar que a denúncia seja analisada na primeira instância.

“Eu acredito realmente que é o caso de encaminhar este núcleo, assim como os demais que não têm o presidente de República envolvido, para o primeiro grau, essa é uma grande expectativa da defesa”.

A defesa de Felipe Martins, outro ex-assessor da Presidência da República, também se manifestou com críticas à denúncia da PGR. Segundo o advogado Sebastião Coelho, Martins teria apenas redigido uma minuta de decreto com teor golpista, que foi apresentada ao então presidente.

“Se não acontecer [a rejeição da denúncia], o que eu não espero, segue a ação penal e nós vamos apresentar as provas que temos”, declarou.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Antonio Augusto/STF