Vaticano divulga primeiras imagens do corpo de Papa Francisco no caixão

O Vaticano divulgou na noite desta segunda-feira (21) as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco já acomodado no caixão que será utilizado em seu sepultamento. As fotografias revelam o Pontífice dentro de um caixão de madeira e zinco, conforme estabelecido pelas normas funerárias da Igreja. O corpo será exposto ao público a partir desta quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro, até o sábado (26), quando está previsto o funeral oficial.

Francisco faleceu na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos, poucas horas após sua última aparição pública, durante as celebrações do Domingo de Páscoa. Segundo o Vaticano, ele sofreu um AVC e uma falência cardíaca irreversível.

As cerimônias seguem os protocolos descritos no documento “Ritos Funerais do Pontífice de Roma”, com mais de 400 páginas, estabelecido no ano 2000. O processo começou com a confirmação da morte pelo Camerlengo, o cardeal irlandês Kevin Cardinal Farrell, que realizou o tradicional ritual de chamar o Papa três vezes pelo nome de batismo — Jorge Mario Bergoglio — sem resposta, declarando então sua morte oficialmente.

O corpo de Francisco foi preparado e colocado no caixão ainda na noite de segunda-feira. No sábado, será realizada a missa exequial, que contará com a presença de chefes de Estado, religiosos e fiéis do mundo inteiro. Ao contrário de seus antecessores, como João Paulo II e Bento XVI, o corpo será exposto no interior do caixão, e não sobre um pedestal elevado.

O enterro deverá acontecer logo após a cerimônia. A Igreja Católica também iniciará os tradicionais nove dias de luto com missas diárias — conhecidas como missas novendiais — em sufrágio ao Papa falecido. Enquanto isso, os cardeais da Igreja se reúnem em preparação para o conclave, que elegerá o novo pontífice.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução