Corpo de Cristina Buarque será velado e cremado no Memorial do Carmo nesta segunda (21)

O corpo da cantora e compositora Cristina Buarque será velado nesta segunda-feira (21), a partir das 14h, na Capela 6 do Crematório Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A cremação está marcada para às 17h. Cristina morreu neste domingo (20), aos 74 anos, em consequência de complicações relacionadas ao tratamento de um câncer de mama.

A informação foi confirmada nas redes sociais por Zeca Ferreira, filho da artista. Em uma homenagem emocionante, ele destacou o amor da mãe pela música e sua aversão aos holofotes, mesmo sendo uma figura marcante na cena musical brasileira.

Cristina Buarque era filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e irmã do cantor e compositor Chico Buarque, da também cantora Miúcha e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda. Nascida em São Paulo, Cristina vivia na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Zeca Ferreira destacou a postura reservada da mãe e sua dedicação à música brasileira:

“Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? […] Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra.”

“’Bom mesmo é o coro’, ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso […] Ser humano mais íntegro que eu já conheci. Farol, chefia, braba, a dona da porra toda. Vai em paz, mãe.”

Foto: Reprodução