Sede vacante: enterro do papa deve ocorrer entre quatro e seis dias e conclave em até 20 dias

A morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, inicia um período de transição na Igreja Católica conhecido como Sé vacante, quando a Igreja fica sem líder e é conduzida provisoriamente pelo camerlengo — atualmente o cardeal irlandês Kevin Farrell.

O corpo de Francisco será velado na Basílica de São Pedro, e o funeral seguirá novos ritos estabelecidos por ele em 2024, com cerimônias mais simples. O enterro deve ocorrer entre quatro e seis dias após o falecimento. Missas serão celebradas por nove dias consecutivos em sua homenagem.

Enquanto isso, o Colégio dos Cardeais, formado por 252 religiosos — 138 com direito a voto — iniciará reuniões preparatórias para o Conclave, que deve ocorrer em até 20 dias. A votação para eleger o novo papa acontecerá na Capela Sistina, em sistema secreto. A escolha será sinalizada ao mundo com fumaça branca saindo da chaminé do local.

Durante esse período, o camerlengo administra o Vaticano, enquanto a maioria dos cargos de liderança na Cúria Romana é suspensa até a nomeação do novo pontífice.

 

Foto: Vatican News