Estado do RJ posta que prefeituras e câmaras adiram ao projeto ‘190 integrado’
As prefeituras e câmaras de vereadores estão sendo oficiadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para aderirem ao projeto “190 integrado”. Esse tem como objetivo agilizar a ação da PM ao atender ocorrências nos 92 municípios do estado, a partir do compartilhamento de imagens de câmeras de segurança e alertas de sensores presentes em locais públicos das cidades.
A medida foi anunciada na última semana pelo Governo do Rio, mas, além das câmeras do poder público, sistemas de videomonitoramento de entidades privadas, como comerciantes e condomínios, também podem ser integradas ao sistema ‘Security Command’, adquirido no final de 2022 e já instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Este sistema foi adquirido para estar conectado a diferentes plataformas tecnológicas utilizadas na área de segurança, o que também ajuda no deslocamento de equipes pelas cidades do Estado.
“A tecnologia é uma forte aliada para alcançarmos resultados cada vez melhores. O ‘190 integrado’ vem somar às demais ações para fortalecer a segurança em todo o estado. É fundamental que todos os municípios se cadastrem. Embora o ofício tenha sido endereçado a prefeituras e câmaras de vereadores, outras instituições públicas e privadas, como também comerciantes e condomínios, podem aderir ao projeto, disponibilizando seus sistemas de videomonitoramento em áreas externas”, explica Bernardo Rossi, secretário de Governo e um dos responsável por assinar os ofícios enviados.
Foto: Divulgação/Governo do Estado/VEJA