7ª Edição do ‘Rio de Violas’ celebra viola caipira no Centro da Música Carioca de 28 de abril a 4 de maio

A cidade do Rio de Janeiro vai mergulhar no universo das violas brasileiras com a realização da 7ª edição do festival Rio de Violas, entre os dias 28 de abril e 4 de maio, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. Com entrada gratuita, o evento reúne shows, oficinas, rodas de conversa, feira cultural e apresentações abertas ao público, celebrando a riqueza e a diversidade sonora da viola caipira e de outros tipos de viola presentes em manifestações populares brasileiras.

Com uma programação que destaca a versatilidade do instrumento, o festival será palco para artistas renomados e grupos tradicionais. Entre os destaques, o grupo feminino Comadre Viola, que se apresenta no dia 2 de maio (sexta-feira), às 18h, trazendo um show especial em homenagem ao centenário da icônica Inezita Barroso.

Realizado pelo coletivo Rio de Violas em parceria com a Maracujá Cultural Produções, o evento conta com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura.

Celebração da Cultura Popular

Mais do que um evento musical, o Rio de Violas é um espaço de encontro entre músicos, pesquisadores, amantes da viola e o público em geral. “A viola é encantamento. Seu som desperta afetos, memórias e conexão com a natureza. A proposta do festival é celebrar essa potência cultural presente em tantas regiões do país”, afirma Gabi Góes, diretora de produção do festival e integrante do coletivo Rio de Violas.

Além da tradicional viola caipira, o evento também apresenta outros tipos de viola usados em manifestações como o repente nordestino e o samba de roda, valorizando a pluralidade do instrumento na música brasileira.

Atividades e Oficinas

Entre as atividades programadas estão oficinas de prática de conjunto (viola e canto) com o violeiro Henrique Bonna, oficina de Catira com o grupo 7 Ouro, e a Prosa de Viola, um bate-papo com o pesquisador Bruno Reis sobre a trajetória do “violeiro” no Brasil.

O evento ainda contará com um palco aberto para músicos amadores e profissionais, roda de viola com os participantes das oficinas e uma feira cultural com barracas de quitutes e artesanatos.

Programação Musical

A grade de shows inclui grandes nomes da cena da viola, como Ivan Vilela, Yassir Chediak, Adriana Farias, Jaime Alem e Nair Cândia, além da Orquestra de Violas Caipirando, formada por mais de 30 músicos. Artistas de diversas regiões do país sobem ao palco para mostrar a potência da viola em gêneros como forró, samba, choro, jazz, bossa nova e até música erudita.

Serviço

Evento: 7ª edição do Rio de Violas – Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro
Data: De 28 de abril a 4 de maio de 2025
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: Gratuita
Realização: Coletivo Rio de Violas e Maracujá Cultural Produções
Apoio: Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura
Instagram: @riodeviolas

 

Foto: Divulgação