Ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil para asilo diplomático concedido por Lula

A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chegou a Brasília, na manhã desta quarta-feira (16), após o governo Lula conceder asilo diplomático a ela. Nadine, que foi condenada nesta terça a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro em um caso relacionado à prática de caixa 2 envolvendo a empreiteira Odebrecht, agora segue ao Itamaraty para trâmites burocráticos.

Nadine é esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, de centro-esquerda, que teve mandato entre 2011 e 2016. O marido, que também foi condenado, foi preso logo após a emissão da sentença, em Lima, e não pediu asilo.

O Ministério de Relações Exteriores do Peru afirmou ontem à noite que a embaixada brasileira no país “comunicou que, em aplicação à Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954 decidiu outorgar o asilo diplomático à senhora Nadine Heredia Alarcón e a seu filho menor de idade Samir Mallko Ollanta Humala Heredia”. Ainda segundo a nota, o Brasil solicitou que o governo peruano desse aos dois salvo-condutos invocando dispositivos do mesmo tratado internacional e que, por isso, “concedeu as garantias para o translado de ambas as pessoas e outorgou os correspondentes salvo-condutos”.

O casal chegou a ser preso preventivamente em 2018, por nove meses, mas conseguiu que o Tribunal Constitucional peruano lhes concedesse um habeas corpus para responder em liberdade.

 

Por: André Zamora

Foto: Divulgação Presidência Peru