Brasil concede asilo a ex-primeira-dama do Peru após condenação por lavagem de dinheiro

O governo brasileiro concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, após ela ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru, que anunciou também a garantia de passagem segura para a transferência de Heredia e de seu filho ao Brasil.
Heredia buscou refúgio na embaixada brasileira em Lima nesta terça-feira (15), poucas horas após a Justiça peruana sentenciá-la, junto com seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, por envolvimento no recebimento de recursos ilícitos oriundos de empresas brasileiras durante campanhas políticas. Humala já começou a cumprir sua pena.
O governo peruano disse estar em contato permanente com autoridades brasileiras para tratar da situação diplomática. Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou publicamente sobre o caso.
A sentença, proferida pela juíza Nayko Coronado Salazar, destacou a gravidade das acusações e foi decidida de forma quase unânime pelos magistrados. Segundo o processo, Heredia e Humala teriam recebido dinheiro de origem ilícita, incluindo recursos ligados ao governo de Hugo Chávez e à empreiteira brasileira Odebrecht, envolvida no escândalo da Lava Jato, acusação que Heredia nega.
Por: André Zamora
Foto: Wikimedia Commons