Anvisa decide nesta quarta (16) se farmácias terão que reter receitas de medicamentos como Ozempic e Wegovy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir nesta quarta-feira (16) se farmácias serão obrigadas a reter as receitas médicas na venda de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, utilizados principalmente no tratamento da obesidade e diabetes tipo 2.

Atualmente, esses remédios já exigem a apresentação de receita médica no momento da compra, mas o documento é devolvido ao paciente. A proposta em análise prevê que as farmácias passem a reter a prescrição, como já ocorre com antibióticos e medicamentos controlados.

A discussão sobre as novas regras teve início há um mês e envolve critérios para prescrição, controle, rotulagem e embalagem de remédios que contenham substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladamente ou em combinação, como é o caso dos citados.

Segundo dados da própria Anvisa, 32% das notificações de efeitos adversos envolvendo esses medicamentos no Brasil estão relacionadas ao uso fora das indicações de bula — número que supera em mais de três vezes a média global, que é de 10%.

Caso a proposta seja aprovada, a retenção da receita deverá ser obrigatória, o que pode ajudar no combate ao uso indiscriminado e ao comércio irregular desses produtos.

 

Foto: Reprodução Internet