Barra de chocolate inspirada em doce árabe viraliza e ganha diversas versões pelo mundo

Um chocolate criado pela FIX Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos, viralizou desde 2023 por causa de seu sabor único que mistura pistache, tahine e massa filo, inspirado na sobremesa árabe knafeh, e agora ganhou versões em supermercados de países como Reino Unido e Brasil, por causa da popularidade nas redes sociais.
A barra original, batizada de ‘Can’t Get Knafeh of It’, foi idealizada por Sarah Hamouda durante a gravidez, e criada ao lado do marido, Yezen Alani. O doce exclusivo virou febre e só pode ser comprado por aplicativo em horários limitados. Com aparência pensada para o Instagram e TikTok, ele rapidamente conquistou os fãs de doces — e influenciadores ao redor do mundo.
No Brasil, o chamado “chocolate de Dubai” chegou a lojas como a Cacau Show, esgotando em pouco tempo. Já em países como o Reino Unido, supermercados impuseram limites de compra por cliente para dar conta da demanda. As imitações, porém, têm validade mais longa e estrutura diferente da original, feita à mão, com ingredientes frescos e produção limitada.
Alani e Hamouda hoje lideram uma equipe de 20 pessoas que produz cerca de 500 unidades por dia. Para eles, o sucesso vem da memória afetiva e da fusão de culturas ocidental e árabe que o doce representa. Mesmo com desafios, o casal afirma que não se arrepende e segue firme na missão de manter a qualidade e o charme da barra que conquistou o mundo.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet