Lula critica paralisação de obras e visita trecho da Via Dutra no RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (15), que a paralisação de obras de infraestrutura no Brasil é resultado de “irresponsabilidade administrativa”. A declaração foi feita durante visita às obras da Rodovia Presidente Dutra, na região da Serra das Araras, em Paracambi, no Rio de Janeiro.
Durante o discurso, Lula citou dados do programa Minha Casa, Minha Vida e de creches públicas que tiveram as obras interrompidas após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Segundo ele, ao assumir o novo mandato, em 2023, encontrou 87 mil residências inacabadas e cerca de 3 mil creches paralisadas.
“Essa irresponsabilidade administrativa não vai acontecer mais no país. A gente precisa chegar à conclusão de que esse país não pode mais passar um século sendo tratado como um país do futuro”, defendeu Lula.
As obras na Via Dutra fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, segundo o governo federal, estão 25% concluídas. A previsão é de R$ 1,5 bilhão em investimentos, sendo 75% do valor financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ao longo da visita, Lula também defendeu o papel da instituição, atualmente presidida por Aloizio Mercadante:
“A verdade é que passaram dois anos falando bobagem [governo anterior] e depois foram obrigados a pedir desculpa porque não encontraram nada no BNDES. Porque o BNDES é um centro de excelência. O BNDES é um banco que a inadimplência é quase zero porque lá não é governado por partido, não. Lá é governado por gente competente, técnica, bem formada e que faz as coisas em benefício desse país”.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil