PF apreende itens nazistas e prende homem de 70 anos no Rio

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (15), um homem de 70 anos por comercializar objetos com símbolos nazistas pela internet. A ação faz parte da Operação Lembrança Ingrata, deflagrada com o objetivo de apurar a prática do crime de apologia ao nazismo.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado, localizada no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ordem judicial foi expedida pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio.

As investigações começaram após uma organização não governamental (ONG) denunciar à PF a existência de uma página na internet utilizada para vender emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros itens com a cruz suástica. Segundo a denúncia, os objetos eram comercializados com o objetivo de divulgar o nazismo.

A partir da notícia-crime, a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) realizou uma análise de dados digitais e outras diligências, que levaram à identificação do suspeito e à constatação de que a comercialização dos itens seguia ativa.

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos diversos materiais com símbolos nazistas, incluindo uma bandeira, revistas, breves e moedas. O investigado foi preso em flagrante e responderá pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.

O combate à disseminação de ideologias nazistas também é pauta internacional. Em janeiro de 2022, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução que condena o negacionismo e a distorção do Holocausto, destacando a preocupação com o uso das redes sociais para a propagação desse tipo de conteúdo.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Divulgação