Inteligência Artificial detecta obstáculos e indica rotas seguras para pessoas com deficiência visual

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, promete transformar a mobilidade e a qualidade de vida de pessoas cegas ou com baixa visão. Utilizando algoritmos de Inteligência Artificial (IA), o sistema oferece suporte à navegação por meio de comandos de voz e sinais sensoriais.
Detalhado na revista Nature Machine Intelligence, o dispositivo combina inovações de hardware e software para detectar obstáculos, indicar rotas seguras e orientar o usuário em tempo real. A tecnologia inclui uma câmera acoplada a óculos, que capta o ambiente e envia informações auditivas por fones de condução óssea — que mantêm os ouvidos livres para outros sons. Sensores táteis em forma de “peles artificiais” também são usados nos pulsos para orientar movimentos e evitar colisões laterais.
Testado com robôs humanoides e participantes com deficiência visual em ambientes reais e simulados, o sistema demonstrou eficácia na locomoção, ajudando os usuários a evitar obstáculos, atravessar labirintos e localizar objetos.
Segundo os autores, a proposta oferece uma alternativa viável a tratamentos médicos e próteses, com o potencial de tornar os sistemas de assistência visual mais acessíveis, práticos e eficazes.
Foto: Reprodução Internet