Motociclista denuncia que água vendida em sinais no Centro do Rio era armazenada em bueiro

Um motociclista de aplicativo denunciou na última semana nas redes sociais, que ambulantes estão armazenando garrafas de água em um bueiro no Centro do Rio de Janeiro antes de vendê-las nos sinais da cidade, chocando moradores com imagens de recipientes mergulhados em esgoto, por causa da falta de higiene e riscos à saúde pública.

No vídeo, o entregador levanta a tampa do bueiro e encontra dezenas de garrafas, muitas já com sinais de desgaste, armazenadas em meio à água suja. A cena provocou revolta entre internautas e reacendeu o alerta sobre o consumo de produtos sem procedência, vendidos principalmente a motoristas e pedestres sob o calor intenso das ruas cariocas.

Em 2023, uma investigação já havia apontado o perigo desse comércio informal. Testes feitos em laboratório revelaram que 28 de 30 garrafas compradas nas ruas estavam adulteradas, sendo que algumas continham coliformes fecais. Especialistas alertaram que esse tipo de contaminação pode causar desde desconfortos gastrointestinais até infecções mais graves.

A denúncia do motociclista agora reforça a urgência de fiscalização nas vias públicas e do cuidado redobrado por parte dos consumidores. Com a saúde em risco, economizar alguns reais pode custar caro não só em relação ao dinheiro, mas a saúde também.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Instagram