O campeão do primeiro turno não venceu o Brasileirão em apenas cinco vezes

O Botafogo se tornou o campeão do primeiro turno do brasileirão de 2023, após vencer o Coritiba, na 17ª rodada, por 4 a 1. A conquista é simbólica e representa uma previsão para o segundo turno da competição, onde quase sempre o vencedor se repete. Porém, apenas em cinco ocasiões o triunfante não levou a taça no final.

O Grêmio foi o primeiro a perder o título após ser campeão do primeiro turno no ano de 2008. Na ocasião, o tricolor gaúcho liderou o campeonato da 14ª até a 32ª rodada, perdendo o título para o São Paulo por uma diferença de três pontos.

No ano seguinte, 2009, foi a vez do Internacional, sendo campeão do primeiro turno, mas perdendo a liderança duas rodadas depois. O campeão neste ano foi o Flamengo, com dois pontos a mais que o colorado, que foi vice.

Em 2012, o Atlético-MG liderou a competição desde a 7ª rodada, mas a partir da 22ª perdeu sua posição para o Fluminense, que levou o título com 5 pontos a mais que o Galo.

O São Paulo é o único dessa lista que não terminou sendo vice da competição. O tricolor paulista venceu o primeiro turno em 2018 e 2022, ficando respectivamente na 5° e 4° posição. No primeiro ano, o campeão foi o seu rival Palmeiras, já no segundo foi o Flamengo.

 

Foto: Reprodução

Tagged: , , , ,