Guerra tarifária: Xi Jinping diz que China e UE devem ‘resistir à intimidação’ de Trump

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (11) que o país e a União Europeia devem resistir e “cumprir suas responsabilidades internacionais” em relação ao “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita em um encontro de Xi Jinping com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.

“[Os países] devem manter a tendência de globalização econômica e o ambiente do comércio internacional, e resistir conjuntamente ao unilateralismo e à intimidação”, disse.

“China e União Europeia devem não apenas resguardar seus próprios direitos e interesses legítimos, mas também a justiça e a equidade internacionais, bem como as regras e a ordem internacionais”, completou o presidente da China.

No mesmo dia, Pedro Sanchez esteve com o presidente da China e com o premier, Li Qiang. Segundo o primeiro-ministro espanhol, os encontros serviram para assinar acordos de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia, educação e cinema e estreitar laços comerciais entre a Espanha e a China.

 

Por: André Zamora

Foto: Wikimedia Commons