China eleva tarifas sobre produtos dos EUA para 125%

A China anunciou, nesta sexta-feira (11), um novo capítulo na escalada da guerra comercial com os Estados Unidos ao aumentar de 84% para 125% as tarifas de importação sobre produtos americanos. A medida entra em vigor já neste sábado (12), segundo comunicado oficial da Embaixada da China em Washington.

A resposta direta às sanções aplicadas pelo presidente americano Donald Trump ocorre menos de 24 horas após os EUA elevarem suas tarifas para 145% sobre produtos chineses, intensificando um impasse que tem causado preocupação global nos mercados. Em nota, o Ministério das Finanças da China classificou as ações americanas como “unilaterais, coercitivas e em desacordo com o comércio internacional”.

Além do aumento das tarifas, a China também formalizou uma nova queixa contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando violação das regras econômicas internacionais. A iniciativa reforça a postura combativa do governo de Xi Jinping diante do que Pequim considera uma escalada agressiva e injustificada por parte de Washington.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução