Piloto de F1 Franco Colapinto causa polêmica após chamar Uruguai de ‘província Argentina’

Franco Colapinto, piloto reserva da Alpine, gerou polêmica com comentários xenofóbicos sobre o Uruguai durante uma entrevista ao podcast Nude Project. O argentino de 21 anos se referiu ao país vizinho como uma “província da Argentina” e fez críticas a tradições culturais do Uruguai. Após as críticas, Franco se desculpou publicamente nas redes sociais, alegando que suas palavras foram uma brincadeira infeliz.
Em sua entrevista, o argentino afirmou que o Uruguai, com uma população de cerca de três milhões de pessoas, era como uma extensão da Argentina e alfinetou o atacante Edinson Cavani, que joga pelo Boca Juniors, time que o piloto apoia. Além disso, ele criticou itens culturais do Uruguai, como o mate, o doce de leite e as empanadas, alegando que esses elementos são, na verdade, heranças roubadas da Argentina.
Diante das críticas pesadas, o piloto rapidamente se retratou em suas redes sociais, esclarecendo que suas palavras foram ditas em tom de brincadeira durante uma conversa descontraída. Ele destacou que não teve a intenção de ofender ninguém e reafirmou seu carinho pelo Uruguai e pelo apoio que recebeu dos uruguaios no ano anterior.
Por: João Pena
Foto: Divulgação / Franco Colapinto