Golpe em processos trabalhistas cresce no Rio: 222 casos registrados em 2025

O número de golpes aplicados em processos trabalhistas no Rio de Janeiro tem aumentado de forma alarmante. Só em 2025, já foram registrados 222 casos, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). As fraudes envolvem criminosos que se passam por advogados e entram em contato com as vítimas para extorquir dinheiro sob falsos pretextos.

Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, relatou que recebeu mensagens via WhatsApp de um número que usava a foto do seu advogado, o número da OAB, o número do processo e outras informações pessoais que constavam na ação. Na mensagem, o falso advogado solicitava R$ 14 mil para o suposto pagamento de uma taxa de imposto relacionada à ação trabalhista.

Mesmo após realizar o pagamento, os golpistas continuaram a pedir dinheiro, alegando que os novos valores seriam referentes a custos do escritório de advocacia. Desconfiada, a vítima decidiu gravar uma ligação com o falso profissional.

No áudio, ao ser questionado sobre o comprovante de pagamento, o estelionatário afirmou:

“Todas essas informações, incluindo pagamentos, o valor que vocês têm a receber estarão preenchidas no documento de soma de cálculos. E no presente momento eu não consigo emitir esse comprovante, ele foi pago, mas eu não recolhi o alvará”.

A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, alertou para o crescimento desse tipo de crime:

“Esse tema é de grande preocupação da OAB porque detectamos um aumento a partir de janeiro de 2025 desse tipo de golpe contra as partes em processos judiciais. Esse é um tema que estamos combatendo”.

A orientação da OAB é que vítimas procurem imediatamente seu advogado oficial e não realizem pagamentos sem a devida confirmação por canais seguros. Além disso, é fundamental registrar boletim de ocorrência e denunciar o golpe às autoridades competentes.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução RJ2