Bikes elétricas: guardar em locais adequados pode evitar incêndios

Incêndios de patinetes e bicicletas movidos a eletricidade causaram oito mortes e pelo menos 190 feridos, no Reino Unido, desde 2020. Esses veículos são apontados como a causa de pelo menos 6 incêndios por semana, de acordo com ativistas de segurança. Uma reportagem do jornal Daily Mail aponta que, por trás desses incêndios, estariam as baterias de íon e lítio. 

De acordo com a organização sem fins lucrativos Electrical Safety First, uma bateria de bicicleta elétrica, totalmente carregada, pode liberar uma quantidade de energia explosiva semelhante a seis granadas na mão. 

No Brasil, Daniel Guth, executivo da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), explicou que os acidentes registrados no Brasil ainda são raros e esporádicos. Ele comenta que a pequena frota de bike elétricas no país talvez possibilite esse baixo registo, mas ressaltou que ainda não há nenhuma regulamentação ou certificação baseada em testes e ensaios. 

“Nós trabalhamos durante algum tempo em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para incorporar ou adaptar a norma internacional ISO às condições locais, mas essa atividade não avançou, talvez porque o tema ainda não seja tão prioritário para a sociedade e para os governos. Por outro lado, sabemos que essa regulação poderá levar ao encarecimento e restringir o acesso aos produtos. Mas a questão já está no radar da Aliança Bike e nós acreditamos que nos próximos quatro ou cinco anos o país terá que adota alguma norma que discipline esse mercado”, prevê Guth.

Guth ainda sugeriu alguns cuidados para evitar acidentes: 

+ Comprar as bicicletas ou baterias somente de fornecedores conhecidos, que ofereçam boa assistência no pós-venda;

+ Evitar bicicletas, patinetes ou baterias usadas, sem conhecer a origem e os cuidados adotados pelos donos anteriores;

+ Seguir estritamente as orientações dos fabricantes para a recarga das baterias e usar somente os carregadores de fábrica, sem adaptações;

+ Fazer o carregamento em local adequado, com acompanhamento permanente, e longe de fontes de calor;

+ Guardar a bicicleta em locais adequados, longe de fogões, exaustores, onde haja materiais combustíveis;

+ Em caso de queda ou choques, inspecionar a bateria para verificar sua integridade, se não há frestas ou furos; na dúvida, procurar uma assistência técnica;

+ Manter a bicicleta em bom estado, com manutenção adequada.

 

Foto: Divulgação

Tagged: , ,