Exposição ‘Águas da Amazônia’ mergulha na força dos rios e da natureza na Galeria IBEU neste sábado (12)

A Galeria de Arte IBEU, no Jardim Botânico, neste sábado (12), a exposição “Águas da Amazônia”, da artista Ana Luiza Varella, com curadoria de Marcia Marschhausen. Inspirada nos rios que cortam a floresta e desembocam na costa brasileira, a mostra apresenta uma série de telas que convidam o público a mergulhar na força e no encanto das águas amazônicas.

As obras misturam formas orgânicas e cores vibrantes para representar fenômenos naturais como o encontro das águas do Rio Negro e do Solimões, a pororoca e a riqueza da fauna aquática. Destaque para as telas “Dança das Águas”, “Pororoca” e “O Grande Estrondo”, que conduzem o visitante por uma experiência sensorial marcada pelo movimento, pela cor e pela energia da natureza.

Em um ano simbólico para a pauta ambiental – com a realização da COP 30 na Amazônia – Ana Luiza reforça a importância da preservação do bioma. “A floresta, os rios e o mar ficam lado a lado e mostram que artista, tela e tintas tornam-se um só: a obra”, afirma.

A artista, que também é filósofa e estudiosa da obra de Walter Benjamin, explora o mistério da existência presente nos ciclos da natureza. Suas pinceladas expressam a harmonia entre o visível e o impenetrável, transformando paisagens em símbolos da vida que brota das águas.

Serviço
Local: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico, RJ
Abertura: 12 de março de 2025, das 19h às 22h
Visitação: 13 de março a 30 de maio de 2025
Horários: Segunda a quinta, das 13h às 19h; sextas, das 12h às 18h
Instagram: @analuizavarella.art | @galeriaibeu

Por: Carolina Sepúlveda

Foto: